//

Lula propõe cúpula da Amazônia e articula encontro entre países que compõem região

A reunião trará a união dos seis países que compõem o território amazônico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs a realização de uma cúpula da Amazônia entre os nove países que compõem a região. A ideia é reunir os presidentes ou representantes para discutir assuntos de fortalecimento da Amazônia e pautas ambientais. 

A sugestão foi feita após a cerimônia de posse, em encontros bilaterais com chefes de estado que o presidente encontrou logo no primeiro dia de mandato. Durante as reuniões, além das falas protocolares, foram discutidos assuntos como o retorno do Brasil à cena internacional e a priorização da agenda climática.

Os encontros foram realizados com diversos presidentes como Gustavo Petro, presidente da Colômbia, que se manifestou em suas redes sociais sobre a importância de uma cúpula que debata sobre a Amazônia: “Um grande pacto para salvar a floresta amazônica em favor da humanidade”, disse Gustavo.

A cúpula terá o objetivo de trazer de volta o retorno de pautas ambientais, além do fortalecimento da cooperação entre os países. A região amazônica é dividida entre nove países, sendo eles: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

A cúpula deverá ser realizada pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que tem perdido sentido nos últimos anos, o que dará um peso institucional ao encontro.