/

Lula usa gravata em homenagem a cão Joca e cobra providências da Gol e da Anac

Lula usa gravata em homenagem a Joca

O presidente Lula usou uma gravata especial como forma de homenagear o cachorro “Joca”, um golden retriever de cinco anos que faleceu durante um transporte aéreo realizado pela Gollog, empresa associada à companhia aérea Gol, na segunda-feira, 22. Lula também fez um apelo por ações por parte da companhia aérea e uma fiscalização mais rigorosa por parte da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).

“Minha gravata tem um cachorrinho no desenho. Coloquei ela hoje de manhã em protesto pelo que aconteceu com o cachorro de um cidadão, que enviou seu animal para Sinop, no Mato Grosso. Ao invés de ser embarcado para Sinop, o cachorro foi encaminhado para o Ceará. Quando chegou ao Ceará, descobriram o erro e o enviaram de volta, porém o cachorro faleceu devido a ter passado oito horas sem água, preso dentro da aeronave”, declarou.

“Eu acho que a Gol tem que prestar contas, acho que a Anac tem que fiscalizar isso e acho que a gente permitir que isso continue acontecendo no Brasil. Então, essa gravata é uma homenagem e a nossa solidariedade”, completou o petista.

Joca morreu durante transporte da Gol

Responsabilidade pela morte de Joca

A primeira-dama, Janja da Silva, também se posicionou sobre a morte do golden retriever e disse que a Gol agiu com “irresponsabilidade”. Segundo ela, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, acionou a Anac, que instaurou um processo administrativo contra a companhia aérea. Segundo o ministro, a empresa terá três dias para explicar os motivos que levaram à morte de Joca durante o transporte.

“Ontem todo mundo ficou sabendo do caso do Joca que, infelizmente, por irresponsabilidade da companhia aérea Gol, o cachorro veio a morrer no transporte. Ele foi tratado como carga, e não como ser vivo”, afirmou Janja em um vídeo publicado no X, nesta quarta-feira, 24.

ENTENDA

Na última segunda-feira (22), um trágico incidente ocorreu durante o transporte de um cachorro da raça Golden Retriever pela Gollog Animais, empresa de transporte de cargas da companhia aérea Gol. O animal de 4 anos, chamado Joca, deveria ser levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para Sinop (MT), porém acabou sendo encaminhado para Fortaleza. Após a constatação do equívoco, o animal foi enviado de volta a Guarulhos, onde chegou sem vida.