A jornalista Cristiane Paiva de Lima, denuncia que o espaço You Play Center, que funciona no shopping Pátio Belém, no bairro de Batista Campos, não garante os 50% de desconto para pessoas autistas nas atividades, e vai contra o que diz a Lei 13.146/2015, do Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Cristiane é mãe de uma criança autista de três anos. Em entrevista ao jornalismo do BT, ela contou que no dia 13 de setembro levou a menina ao estabelecimento, e na hora de fechar a conta, percebeu que mesmo apresentando o comprovante da condição da filha, ela não recebeu o desconto.
Segundo a jornalista, ao questionar o motivo, ela diz que os atendentes informaram que o local não garante o desconto “pois não é um espaço de recreação, e sim o espaço de cuidados com crianças”.
“O estabelecimento se negou a simplesmente rever esse posicionamento que eles adotam. Eles alegam que a responsabilidade fim deles é de cuidado com a criança, e não de lazer, o que é uma inverdade, pois no CNPJ deles, eles se apresentam como espaço de recreação e lazer”, contou.
A jornalista publicou a reclamação nas redes sociais, e o espaço respondeu com uma nota que dizia que ” Especificamente em relação a condições diferenciadas para portadores de necessidades especiais para utilização e pagamento de nossos serviços, seguimos à risca toda a legislação regulatória que estabelece que nossa atividade fim, que é a própria custódia da criança e cuidados na ausência dos pais, não se enquadra nas atividades em que descontos são estabelecidos”.
“Eles mesmos se intitulam como espaço de entretenimento e lazer, mas para não conceder o desconto, mudam o discurso. Em todos os estabelecimentos de recreação de Belém a minha filha tem 50% de desconto, porque ela é autista, e a lei garante esse desconto para pessoas com deficiência”, disse Cristiane.
Revoltada, Cristiane registrou um boletim de ocorrência, registrou uma reclamação no SAC do shopping onde funciona o estabelecimento e procurou o Procon e o Ministério Público do Estado para denunciar o caso.
“Eu estou levando isso adiante porque existem outras mães que levaram seus filhos lá e não tiveram desconto. Eu faço parte de um grupo de mães de autistas e todas essas mães relataram a mesma coisa. Eu não vou aceitar porque eu não quero que isso aconteça mais. Essa empresa precisa cumprir a lei e o direito que foi garantido. Eles estão burlando uma lei. Eu não vou abrir mão desse direito”, afirmou Cristiane.
A redação do BT procurou o You Play Center para pedir um posicionamento, por telefone e via email, mas até a publicação desta reportagem, o espaço não enviou retorno.