////

Mais de 1.700 obstáculos foram removidos das calçadas de Belém no primeiro semestre de 2023

No primeiro semestre de 2023, mais de 1.700 obstáculos foram retirados das calçadas de Belém, de acordo com o Núcleo Setorial de Código de Posturas (NSCP) da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). Somente nos primeiros seis meses deste ano, o NSCP recebeu mais de 300 denúncias por meio dos canais de atendimento.

As denúncias mais comuns recebidas pelo NSCP são relacionadas a obstáculos físicos fixos e móveis, como placas, escadas e faixas. Esses objetos, tanto fixos quanto móveis, podem obstruir e dificultar a passagem nas calçadas da cidade, explica o diretor do Núcleo.

Além das denúncias, o NSCP oferece orientação gratuita à população sobre o uso adequado das calçadas públicas. Essas orientações e fiscalizações são realizadas diretamente nas obras das calçadas ou quando solicitadas à secretaria.

O número expressivo de elementos removidos durante as ações ultrapassou a marca de 1.700, sendo os itens de poluição visual os mais recorrentes, como faixas, windbanners e cavaletes. Os bairros com maior incidência de irregularidades são Guamá, Jurunas, Pedreira, Sacramenta e Telégrafo.

Os dados do primeiro semestre representam apenas uma parcela das denúncias e remoções realizadas pelo Núcleo. Apenas nos seis primeiros meses deste ano, foram recebidas mais de 300 denúncias por meio dos canais oficiais de atendimento, principalmente pelo WhatsApp.

COMO DENUNCIAR?

A população pode entrar em contato com o NSCP através do WhatsApp pelo número (91) 98418-3491, pelo telefone fixo (091) 3251-4468, pelo e-mail [email protected] ou comparecendo pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na Seurb, localizada na Av. Governador José Malcher, nº 1.622.