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Mais de 200 pessoas denunciam golpe de empresa de turismo

Desde o ano passado, clientes da agência de viagens Laritur LRT Turismo denunciam os serviços da empresa, alegando que pacotes já pagos teriam sido cancelados sem reembolso para os clientes. Segundo informações, os golpes são aplicados desde 2021.

A dona da empresa, Larissa de Freitas Machado Oliveira, teria ignorado todas as reclamações e agora estaria trabalhando em uma lanchonete, da qual também seria dona.

“Os clientes vão lá (no estabelecimento) cobrar ela, e ela diz que só vai falar pelo whatsapp, e não responde ninguém. Comprei um pacote de viagem em abril do ano passado, para agosto. Na semana da viagem, ela me cobrou mais R$400, e na véspera me disse que a viagem não ia mais ocorrer, pois 20 pessoas vindas de Macapá estariam com suspeita de terem contraído varíola do macaco, me foi dito que a viagem seria remarcada para a semana seguinte, o que não aconteceu. Desde então estou na luta pelo reembolso. Liguei para o hotel no qual supostamente ficaríamos, e me disseram que nunca foi feita nenhuma reserva pela agência”, disse uma cliente, em denúncia ao BT.

Também de acordo com as denúncias, os clientes prejudicados procuraram a Justiça, alegando que a empresa teria provocado danos materiais e morais contra aqueles que contrataram seus serviços. Larissa teria sido intimada a se apresentar, mas não compareceu às audiências marcadas.

Em setembro do ano passado, vítimas do golpe montaram um grupo, que hoje conta com mais de 200 pessoas que foram prejudicadas pela empresa. Relatando o número de pessoas atingidas e o valor total pago a Larissa. 

Michelly Silva, uma das vítimas, relatou à polícia no ano passado que Larissa havia lhe dito que o motivo do cancelamento das viagens seria porque os fornecedores ajustaram os valores e ela não queria repassar o reajuste aos clientes, e, quem não pudesse ir na data, deveria solicitar o reembolso, que seria feito em sete dias, porém, não aconteceu.

“No dia 11 de agosto deste ano (2022), entrei em contato com a Larissa solicitando o reembolso, mandei os comprovantes e valores conforme fui orientada por ela, apesar da demora, continuei trocando mensagens, enquanto ela continuava me enviando mais ofertas de pacotes de viagens. No dia 26 de agosto, entrei em contato novamente sobre o meu dinheiro, tendo como resposta que o reembolso iria sair no dia 02 de setembro. No dia 05, falei com ela novamente, e tive como resposta que o valor sairia no dia 8, mas não aconteceu. Continuei cobrando, mas ela não me respondia mais, conversei com outras pessoas que também compraram passagens, e descobri que ela também havia quebrado o contrato com esses outros clientes”, disse.

Desde que as denúncias começaram a ser feitas, as publicações da empresa nas redes sociais vem sofrendo com vários comentários cobrando reembolsos e acusando a empresa de golpista. A empresa continua atuando nas redes sociais, além de vender pacotes nas redes sociais, sem uma sede fixa.

Os denunciantes alegam que diversos meios de comunicação já expuseram as ilegalidades da empresa, mas nada serviu para Larissa quitar as cobranças ou dar alguma satisfação aos clientes prejudicados. Eles também alegaram que boletins de ocorrência e ações judiciais já foram movidos contra Larissa, que não respondeu a eles.

Em setembro do ano passado, após receber as primeiras denúncias contra a LRT Turismo, o BT entrou em contato com Larissa, que disse que a empresa enfrentava uma crise financeira. Também disse que a assessoria jurídica estaria realizando os processos de distrato, que é o cancelamento de contratos, e que iria reembolsar todos os clientes prejudicados em 120 dias úteis, a partir da data do distrato efetuado. 

O BT entrou em contato com Larissa Machado novamente. Ela nos disse que seu advogado entrará em contato conosco nesta sexta-feira, 20 de janeiro.