Além de ser o principal palco do futebol no estado, o Estádio Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, também receberá importantes eventos culturais e, pensando nisso, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) revelou nesta quarta-feira, 17, que uma malha sintética especial para proteger o gramado será instalada.
Chamado “easy floor”, o piso especial dispõe de tecnologia específica de proteção ao gramado, permitindo que a grama não fique abafada e nem seja danificada por estar coberta.
Segundo o engenheiro do gramado do Novo Mangueirão, Raimundo Mesquita, a manutenção da qualidade é uma das prioridades para a realização de grandes eventos no estádio:
“Há recomendações específicas sobre os cuidados que precisam ter quando montam palco no campo ou cobrem o gramado com tablado. Portanto, tudo foi pensado seguindo as exigências específicas, como delimitação de um prazo máximo para que a grama fique coberta e a quantidade necessária de material para comportar o peso das estruturas e do público projetado para os eventos”, informou Mesquita.
Já o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, diz que o objetivo também é inserir Belém na rota de grandes eventos locais, nacionais e até internacionais, além de permitir que o estádio tenha receita suficiente para se autossustentar.
“Esse piso é o que tem de melhor no mercado, e a utilização será por meio da Seel, que irá alugar para as empresas que realizarão os eventos. A expectativa é arrecadar de R$ 200 mil a R$ 250 mil por show, e este valor será utilizado nos custos de manutenção do estádio”, informou Cássio.
A agenda cultural do estádio já inicia no dia 3 de junho, com o show “Tardezinha”, do cantor Thiaguinho, além do New Experience Festival, no dia 16 de junho, com o DJ Alok.