A reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Nova York (EUA), no fim da tarde desta quarta-feira (20), durou cerca de uma hora e 10 minutos.
Esse foi o primeiro encontro dos chefes de Estado após meses de opiniões divergentes sobre a guerra no leste europeu, que se arrasta há um ano e sete meses.
Os dois presidentes viajaram aos Estados Unidos para discursar, na terça-feira (19), na Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU).
No Twitter, Lula disse que teve “uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz”. A mensagem do presidente na rede social também menciona a importância da manutenção constante do diálogo entre os países.
O ministro das relações exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, qualificou a conversa como “calorosa e honesta”, na qual cada país entendeu sua posição. Kuleba disse, ainda, que esse foi um momento importante.
Lula aproveitou o compromisso na ONU para realizar uma série de audiências com presidentes e primeiros-ministros de outros países. Antes da agenda com o líder ucraniano, Lula se reuniu com o presidente americano Joe Biden.