//

‘Marcha pelo Clima’ em Santarém pede ações urgentes contra as queimadas na região

Foto: Marina Silva - Marcha pelo clima

Na tarde desta segunda-feira, 02, centenas de pessoas participaram da ‘Marcha pelo Clima’, em Santarém, no oeste do Pará.

A mobilização foi organizada pela Frente Pelo Clima Santarém, que teve a concentração iniciada às 17h, no Centro Regional de Governo do Oeste do Pará. A Marcha reuniu mais de 20 movimentos sociais, organizações locais e moradores que têm se preocupado com os altos níveis de poluição no ar em decorrência das queimadas.

Marcha Pelo Clima

A população presente, percorreu ruas da cidade com faixas, cartazes e palavras de ordem, incitando debates e atenção para a crise climática que têm se intensificado pela estiagem e queimadas na região de Santarém, causando problemas de saúde, visibilidade e tráfego.

Tendo em vista as consequências da crise, a mobilização tenta pressionar o poder público por políticas eficazes contra as queimadas e principalmente pela preservação ambiental, além de que o estado decretou na última segunda-feira, 25, estado de emergência ambiental, por meio do Decreto n.º 698/2024, assinado pelo prefeito Nélio Aguiar (DEM).

A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenta um limite de (50 µg/m³) de poluição no ar, no entanto, Santarém têm atingindo concentrações de partículas 42,8 vezes acima dos limites recomendados.

*Matéria realizada com informações dos portais Revista Cenarium e Tapajós de Fato.