O mês de março tem como objetivo a conscientização e prevenção das doenças renais que seus bichinhos podem adquirir. Alertar os tutores dos pets sobre como identificar esses problemas e como preveni-los é bem importante.
Doenças renais podem aparecer com o passar da idade do animalzinho, também podendo acontecer por uma questão de predisposição de algumas raças em apresentar esses problemas como: shih-tzus, lhasa-apsos, cocker spaniels, poodles, cavalier king charles spaniels, west highland white terriers, dentre outras.
Os gatos, de maneira geral, têm uma susceptibilidade maior ao desenvolvimento de doenças nos rins do que os cães por não buscarem muita água durante a rotina. Raças como persa, abissínio, siamês, ragdoll e maine coon precisam seguir as recomendações de check-up periódico à risca.
QUAIS OS SINTOMAS?
O aumento considerável na frequência de ingestão de água e na quantidade de xixi, perda de apetite, perda de peso progressiva, vômitos, diarreia, aparecimento de úlceras em língua/gengiva são alguns dos sinais que podem sugerir problema renal.
E COMO PREVENIR?
O check-up anual no veterinário é um hábito muito importante para todos os animaizinhos quando se trata de segurança, principalmente para os bichinhos que já apresentam predisposição para o tipo de doença. Com criatividade pode se pensar em prevenção ótimas para o pet.
Melhorar a ingestão de água dos peludinhos é uma boa opção, aumentar a oferta de alimentos úmidos como sachês, patês e mais, além de dinamizar a oferta diária de água com a utilização de fontes, potinhos com água fresca em vários pontos da casa, fazer gelinhos com um pouco de patê para que eles se distraiam e se hidratem ao mesmo tempo também pode funcionar.
Quanto mais cedo se descobrir uma possível mudança, a chance de melhora na qualidade de vida do animal é bem maior.