Durante uma apresentação no Festival Jardins do Marquês, em Lisboa, Maria Bethânia comemorou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por oito anos.
O momento de celebração ocorreu no último sábado, dia 1, enquanto a artista interpretava a música “Cálice”, composta por Chico Buarque durante a ditadura militar, que faz referência à limitação das liberdades individuais impostas pelo golpe militar. Ao final da canção, Maria Bethânia disse: “Inelegível. Oito anos. Viva o Brasil”. A plateia presente não poupou aplausos e vibração em apoio à artista.
A cantora compartilhou um trecho da música em seu perfil no Instagram, e escreveu: “Foi assim que vibramos, mesmo longe! Viva o Brasil e suas forças do bem. Show na cidade de Lisboa. Uma noite de muitos ventos mas linda”.
Ver essa foto no Instagram
INELEGÍVEL!
A decisão do TSE, tomada na última sexta-feira, dia 30 , por uma votação de 5 a 2, declarou Bolsonaro inelegível devido à disseminação de informações falsas, as famosos “Fake News” e ataques ao sistema eleitoral. Com 68 anos de idade, o ex-presidente só poderá se candidatar novamente em 2030, ficando afastado, portanto, de três eleições até lá, incluindo a eleição nacional de 2026.
A ação julgada pelo TSE teve como foco a reunião ocorrida em julho do ano passado no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, na qual Bolsonaro fez declarações falsas e distorcidas sobre o processo eleitoral, alegando basear-se em dados oficiais e buscando desacreditar ministros do TSE.