Nesta quarta-feira, 19, um vídeo de uma balsa que supostamente estaria jogando dejetos na Baía do Guajará, em Belém, ganhou grande repercussão nas redes sociais. No post original, a professora que fez a denúncia afirmou não saber se a atividade era legal. “Hoje, terça, à tarde, enquanto remávamos na baía do Guajará, em Belém, flagramos essa balsa jogando dejetos nas águas. A operação, que não sabemos ser legal, no mínimo parecia estranha, pois se dava na altura da parte mais funda da baía, o canal”, escreveu.
Após ter acesso às imagens, o BT entrou em contato com a Marinha do Brasil e questionou sobre a atividade apresentada no vídeo. Em nota, a Marinha afirmou que a balsa pertence a uma empresa contratada pela Base Naval de Val de Cães (BNVC), Veja a nota na íntegra:
“A Marinha do Brasil informa que a embarcação pertence a uma empresa contratada pela Base Naval de Val de Cães (BNVC) para realização de dragagem na bacia de manobras e no canal de acesso ao dique seco da BNVC, em Belém (PA). A operação foi iniciada na primeira quinzena de fevereiro.”