Mais uma vez uma escola foi alvo de ataque de um atirador nos Estados Unidos. A tragédia aconteceu nesta terça-feira, 24, na escola Robb Elementary School, na cidade de Uvalde no Texas. Os alunos da escola de ensino fundamental que morreram no ataque eram crianças com idades entre 7 e 10 anos, aproximadamente. Também foram mortas duas professoras, uma delas, Irma Garcia, lecionava há 23 anos, e segundo relatos de policiais, se deitou sobre seus alunos para protegê-los. A outra professora, que teve a identidade revelada por um canal de TV americano, foi Eva Mireles, que dava aula para alunos de 9 e 10 anos.
Outros estudantes feridos foram encaminhados para um hospital da região e duas pessoas estão em estado grave.
O ataque já é considerado o mais mortal dos EUA desde o tiroteio na escola Sandy Hook, em 2012, crime no qual 20 crianças e seis adultos foram mortos a tiros.
QUEM É O ATIRADOR?
O responsável pelo crime foi identificado como Salvador Ramos, de 18 anos. O americano era morador da cidade e estudou em uma escola próxima ao local. Quatro dias antes de cometer o massacre, o jovem de 18 anos postou em seu Instagram uma imagem de duas armas longas e marcou o usuário @epnupues, que não conhecia.
Segundo o Washington Post, o jovem foi alvo de bullying quando era criança e isso tornou-o numa pessoa diferente.
“Perdi o meu amigo há vários anos. Ele era a pessoa mais querida, o miúdo mais tímido. Ele só precisava de sair da concha. Ele era uma pessoa como todos nós – era um bom amigo da mente que sempre me fez feliz”, afirmou Stephen Garcia amiga do atirador.
Ele morreu enquanto trocava de tiros com a polícia na escola onde ocorreu o crime. Ele atingiu dois dos policiais foram baleados, mas estão em condição estável. Os policiais relataram para a imprensa americana que o criminoso estava armado com um revólver, um rifle semiautomático AR-15 e carregadores de alta capacidade.
Antes de cometer o crime contra as crianças, Ramos atirou contra a própria avó que está hospitalizada.
“O agressor está morto e não estamos procurando ativamente outro indivíduo ou outro suspeito neste caso”, disse o chefe de polícia local, Pete Arredondo, em entrevista a jornalistas americanos.
ATAQUES EM ESCOLAS AMERICANAS:
O crime contra escolas americanas já se repete há anos no país. Em discurso após a tragédia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que é preciso enfrentar o lobby bélico e mudar a política de aquisição e posse de armas de fogo. Biden questionou por qual razão outros países não têm incidentes com armas de fogo na mesma proporção dos Estados Unidos.
“Eu esperava que, quando me tornasse presidente, não tivesse que fazer isso de novo”, disse o presidente. “Pais que nunca verão seus filhos novamente.”
Com informações da BBC News