O Circuito Mangueirosa volta às ruas de Belém após dois anos parados devido a pandemia da covid-19. O projeto que resgatou o carnaval de rua em Belém chega a sua 3ª edição e será realizada nos dias 18 a 21 de fevereiro no Complexo Ver-O-Rio.
“Muito importante começar o ano de 2023 anunciando o Circuito Mangueirosa, projeto que
destaca a cultura popular paraense através do carnaval de rua, com programação gratuita em
um cartão postal da cidade que é o Ver-o-Rio. É muito importante ter o patrocínio da
Equatorial Pará, uma empresa que valoriza nossa cultura”, disse Renee Chalu, presidente do Circuito Mangueirosa.
Com patrocínio da Equatorial Pará via Lei Semear (Fundação Cultural do Pará/Governo do Pará) e apoio da Prefeitura de Belém e Fumbel, o circuito tem a proposta de oferecer uma programação aberta para a cidade durante o Carnaval, estimulando o turismo e movimentando a economia local. “A Equatorial Pará acredita no poder transformador da cultura e na valorização da cena local. Prezamos pela democratização do acesso às artes, por isso estamos juntos com o Circuito Mangueirosa para fazermos um Carnaval inesquecível em Belém”, fala Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará.
A programação no Ver o Rio segue gratuita, com show no palco e cortejo pela Av. Marechal Hermes. Após o circuito, haverá uma programação em local fechado, com cobrança de ingressos a preços populares, que contará com atrações convidadas.
Cada dia do circuito será composto por um bloco de carnaval. Confira:
18/02 – Bloco Lambateria
19/02 – Bloco Pega Tua Pisa
20/02 – Bloco Lucha Libre
21/02 – Bloco Filhos do Glande
A grande novidade deste ano é que haverá um desfile no dia 25/02 com o bloco Tchau, Tchau Amor, fazendo uma programação de ressaca do Carnaval.
O projeto tem parceria com associações de catadores de lixo que farão a coleta seletiva no espaço, gerando renda para os trabalhadores. Além disso, serão disponibilizados banheiros químicos e lixeiras, tanto no Ver-o-Rio quanto no caminho do cortejo.
O Circuito Mangueirosa nasceu a partir da união de de seis produtoras culturais (Bloco Filhos de Glande, Lambada Produções, Mea Chuta, Melé, Pega Tua Pisa e Se Rasgum) que atuam no Pará e tem o objetivo de revitalizar o Carnaval de rua de Belém ao desfilar, de forma gratuita e acessível, quatro blocos que fazem um passeio pela diversidade musical do estado. A 1ª edição do Circuito foi em 2019, quando mais de 40 mil brincantes desfilaram em
quatro dias de folia.
Te programa!
O quê: Circuito Mangueirosa de Carnaval 2023
Quando: 18, 19, 20, 21 e 25 de fevereiro de 2023
Onde: Complexo Ver-o-Rio
Patrocínio: Equatorial Pará via Lei Semear (Fundação Cultural do Pará/Governo do Pará)
Apoio cultural: Prefeitura de Belém e Fumbel
Realização: Circuito Mangueirosa
Produção: Filhos de Glande, Lambada Produções, Mea Chuta, Melé Produções, Pega Tua Pisa e Se Rasgum Produções.
Realização: Circuito Mangueirosa.
Instagram: @circuitomangueirosa / Facebook: @cmangueirosa.