A Casa de Artes Tiago de Pinho vai apresentar no próximo domingo, 24, uma nova adaptação de “Matilda”, inspirada no clássico que marcou gerações. O espetáculo traz à cena a história de uma criança excepcionalmente inteligente e criativa que cresceu ignorada pelos pais, a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola. Quando a menina descobre que possui poderes mágicos e seu pai a manda estudar, ela precisa proteger os colegas da malvada diretora.
Com direção geral de Maíra Monteiro, o espetáculo encenado por crianças, promete emocionar e encantar o público no próximo dia 24 de novembro de 2024, às 16h30, no Teatro Margarida Schivasappa, em Belém.
Um clássico de volta aos palcos
“Matilda” narra a trajetória de uma criança brilhante que, apesar de crescer em um ambiente difícil, encontra na imaginação e no aprendizado uma forma de transformar sua realidade. O espetáculo não apenas traz à tona a força de sua protagonista, mas também explora temas universais como o poder da educação, a superação e a luta contra a opressão.
Entre os destaques da montagem está a jovem atriz Ana Vitória Braga Fernandes, vive a vilã diretora Agatha Trunchbull, terror das crianças da escola de Matilda.
Trunchbull, é retratada com intensidade pela atriz Ana Vitória. Conhecida por sua personalidade rígida e comportamento intimidador, Trunchbull representa os desafios que Matilda enfrenta na escola.
Já a atriz Beatriz Risuenho vive a pequena Matilda na nova adaptação que é inspirada no filme de 1997.
Matilda no cinema e na literatura
A história que ganhou vida no livro de Roald Dahl, autor de obras icônicas como “A fantástica fábrica de chocolates” e “As bruxas”. Lançado em 1988, a obra acompanha Matilda Wormwood, uma menina extremamente inteligente, ignorada por seus pais negligentes e subestimada por todos ao seu redor. O livro aborda temas como coragem, empoderamento, educação e justiça, sempre com o humor afiado de Dahl.
Clássico da literatura infantil, a história ganhou a primeira adaptação cinematográfica em 1996 em um longa dirigido por Danny DeVito, que também atuou como o pai de Matilda.
Logo no lançamento, o filme não se tornou um sucesso estrondoso nas bilheterias, mas virou cult ao longo dos anos e é amado por várias gerações. A adaptação segue de perto o enredo do livro, mas com algumas mudanças para se adequar ao formato cinematográfico.
Na versão, Mara Wilson vive Matilda, Pam Ferris é a temida diretora Trunchbull e Danny DeVito e Rhea Perlman são os pais desprezíveis da menina.
A narrativa ganhou uma terceira adaptação em 2022 com o musical de “Matilda”. Lançado pela Netflix, a obra uma adaptação do musical de palco da Royal Shakespeare Company com Alisha Weir vivendo a protagonista, Emma Thompson como Trunchbull e Lashana Lynch como a professora Honey. Ambos os filmes estão disponível na Netflix.
Ficha Técnica e Detalhes do Evento
- Realização: @sigateatro
- Roteiro Adaptado e Direção Geral: @mairamaimonteiro
- Coreografia: @yasmimemiranda
- Produção: @thiagofernandes2 e @tiagodepinho
- Coordenação: @gracianegoncalves
- Design Gráfico: @ra.mourao
- Fotografia: @victoria.pimp
Data e horário: 24 de novembro de 2024, às 16h30
Local: Teatro Margarida Schivasappa – Belém, Pará
Ingressos: Disponíveis nos sites tiagodepinho.com e Sympla.
Já segue o Poplist no Instagram? Clique aqui