18.943. Este é o número de pessoas que morreram em decorrência da contaminação por Covid-19 no Pará, segundo os dados oficiais da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa).
Ao todo, foram 859.958 casos confirmados no estado, além dos milhares de médicos, enfermeiros, maqueiros, técnicos de enfermagem e tantos outros profissionais da área da saúde que permaneceram em estado de alerta e trabalhando durante todo o período mais difícil do Pará nos últimos tempos.
Por isso, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e da Sespa, inaugura nesta quinta-feira, 22, um memorial em homenagem aos pacientes e profissionais que lutaram contra a covid-19 no Pará.
Batizado de “Memorial Simbólico da Luta pela Vida”, o monumento foi criado pelo artista plástico paraense Ricardo Carvão Levy e ocupará o centro do lago da entrada principal do Hangar Centro de Convenções, em Belém. Durante o período mais crítico da pandemia, o local funcionou como Hospital de Campanha na capital paraense.
A cerimônia contará com a presença do governador do estado, Helder Barbalho (MDB), do secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas e do secretário adjunto de Políticas Públicas da Sespa, Sipriano Ferraz Santos Júnior. Além disso, o cantor Nilson Chaves, que é um paciente recuperado da covid-19, irá se apresentar na ocasião.
Além dele, se apresentam a cantora Sandra Dualibe, o violinista Felipe Bruno – que tocava para os pacientes no Hospital de Campanha – e o coral Plenitude do Grupo Premícias, da Assembleia de Deus, regido pelo Sargento da Polícia Militar, Rafael Souza.
SERVIÇO: Memorial Simbólico da Luta pela Vida
Abertura: 22/12/2022 às 18h;
Encerramento: 22/12/2022 às 19h;
Local: Hangar Centro de Convenções da Amazônia;
Endereço: Av. Dr. Freitas s/n – Marco. Belém.