/////

Menina de 13 anos encontrada na UFPA estava sem peças íntimas e desacordada; Conselho Tutelar presta assistência

No dia 12 de maio uma menina de 13 anos foi encontrada dentro das dependências da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. Ela estava no Vadião, tradicional ponto de encontro de jovens e estudantes para a realização de festas. A menina foi encontrada desacordada e sem as peças íntimas. Ela estava de vestido.

Para o conselheiro tutelar Benilson Silva, ela foi levada para a festa na UFPA por amigos e ingeriu bebida alcoólica.

“A menina figui de casa e foi para o vadião. Lá ela consumiu bebida alcoólica, mas não se sabe se ela usou intorpecentes. Quando encontrada, ela estava sem as roupas íntimas e a genitália toda vermelha. Ela foi encaminhada para UPA da Terra Firme e depois para a Santa Casa, onde ficou alguns dias. Ela já fez exames toxicológicos, de sangue e também contra doenças que ela possa ter adquirido. O Conselho Tutelar já acolheu e ela e a família e a jovem já está recebendo acompanhamento psicossocial na Santa Casa. A mãe da menina nos denunciou que existem muitos menores que frequentam essa festa no vadião sem nenhum tipo de controle. Então, nós recebemos, acolhemos e estamos fazendo o acompanhamento da adolescente e fizemos denúncia no Ministério Público Federal e estadual para que se possa apurar e adotar providências em relação a essas festas”, afirmou o conselheiro.

O BT entrou em contato com a UFPA e Polícia Civil sobre o caso. Em nota, a instituição de ensino disse que o Setor de Segurança da instituição foi acionado por uma jovem na noite do dia 12 de maio para prestar socorro a uma colega que passava mal em área localizada no setor profissional do campus no Guamá.

Já a Polícia Civil informou que o caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA) instaurou procedimento e investiga o caso sob sigilo.

Confira as notas na íntegra:

“A Universidade Federal do Pará informa que o Setor de Segurança da instituição foi acionado por uma jovem na noite do dia 12 de maio para prestar socorro a uma colega que passava mal em área localizada no setor profissional do campus no Guamá. A Segurança da UFPA ajudou a conduzir as duas jovens à Unidade de Pronto Atendimento da Terra Firme, para cuidados médicos. Não houve nenhuma notificação ao Setor de Segurança da UFPA nesta data ou em dias subsequentes relacionadas a possível situação de violência contra a jovem”.

“A Polícia Civil informou que equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA) instaurou procedimento e investiga o caso sob sigilo. Diligências são feitas para levantar informações sobre o crime. Também foram solicitadas perícias para auxiliar na apuração do caso. Informações que auxiliem o trabalho da polícia podem ser repassadas para a Delegacia local, virtual ou por meio do Disque-Denúncia, no número 181. O sigilo é garantido”.

VEJA VÍDEO: