///

“Mestras” estreia nesta terça, 13, e concorre a prêmio no Festival de Cinema de Gramado (RS)

Imagem: Julia Rodrigues/ Diretoras Aíla e Roberta - "Mestras" estreia nesta terça, 13, e concorre a prêmio no Festival de Cinema

Na noite desta terça-feira, 13, estreia o primeiro documentário longa-metragem do Pará. O filme “Mestras“, também está concorrendo ao prêmio de Melhor Filme no 52º Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul.

Com a estreia marcada para às 20h20, no Canal Brasil, a obra é fruto de um projeto realizado pela produtora 11:11 ARTE, no qual possui patrocínio Natura Musical via Lei de Incentivo à Cultura, Semear, Fundação Cultural do Pará e Governo do Estado. Além de que, o filme foi uma das 5 produções selecionadas da categoria, entre 150 obras inscritas. Veja o trailer:

Sobre “Mestras”

Com a direção da cantora Aíla e da artista visual, Roberta Carvalho, o filme passa por vertentes distintas da música paraense, partindo de memórias da infância e familiares de Aíla (narradora do filme), a obra parte de como o samba de cacete com a Mestra Iolanda do Pilão; o boi, com a Mestra Miloca; e o carimbó, com a Mestra Bigica, do grupo Sereia do Mar são essenciais para a cultura amazônica, tanto musical como em vivências. Ademais, a cantora Dona Onete participa contando episódios significativos de sua história.

Além do conhecimento popular sobre a música paraense, a produção também é uma obra poética e política quando apresenta o protagonismo de mulheres na cultura amazônica. Logo, com uma linguagem múltipla, o filme é documentário, musical, drama e artes visuais com projeções assinadas por Roberta Carvalho.

A cerimônia de premiação do 52º Festival de Cinema de Gramado, será realizada neste sábado, dia 17, no qual contará com a presença das mestras da Amazônia.