///

Mestre Damasceno realiza 1° Festival de Boi-Bumbá, neste sábado (04), em Salvaterra

Neste sábado (04), Salvaterra será palco do 1º Festival de Boi-Bumbá, evento do artista marajoara Mestre Damasceno. O evento terá início às 17h, com um cortejo cultural que sairá da frente da Câmara dos Vereadores e seguirá pelas ruas, até a casa do Mestre, no Bairro do Caju.

“Essa foi a primeira brincadeira que eu aprendi, por isso, eu gosto muito. Infelizmente não tem muito incentivo. As crianças não querem mais brincar, me dá até uma tristeza. Mas eu continuo insistindo por que não pode deixar a tradição acabar”, relata o cantor.

O evento contará com a apresentação de 9 grupos parafolclóricos de boi-bumbá (Foto: reprodução)

Mestre Damasceno completou este ano 5 décadas de trajetória de tradição cultural, dos quais, em sua maior parte, realizou a brincadeira do boi. No “1° Grande Encontro de bois bumbás”, como o artista gosta de dizer, vai haver a reunião de dez tipos de bois, todos do município de Salvaterra. O boi Estrela Brilhante da  ADPAS (Associação de Deficientes Pais e Amigos de Salvaterra), por exemplo, trará um boi com a temática da acessibilidade. Irão participar crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência. 

O Festival garantirá acessibilidade no espaço do evento para pessoas com deficiência, pessoas com mobilidade reduzida, idosos e gestantes. Haverá um espaço destinado exclusivamente para esse público. Serão 30 cadeiras, em local sinalizado e com suporte de dois monitores no apoio.

Mestre Damasceno tornou-se uma pessoa com deficiência aos 19 anos. Ficou cego após um acidente de trabalho. Este período também é marcado pelo retorno de Damasceno para o Boi, quando volta de Belém para Salvaterra, e cria o então o seu primeiro Boi-Bumbá, o Estrela de Ouro, em 1973. O figurino, o texto do que deve ser encenado, marcações da cena, tudo isso é realizado e idealizado por Mestre Damasceno com auxílio de pessoas que descrevem as ações para ele. 

O Búfalo Segredo das Meninas é quem recebe os convidados do Festival, é o dono da festa e foi idealizado por Mestre Damasceno. O brinquedo existe há 36 anos. “Foi o primeiro prêmio que eu ganhei fora de Salvaterra, foi em Soure, com o Segredo das Meninas”, conta orgulhoso.

O Festival teve participação da comunidade escolar (Foto: reprodução)

Na construção deste evento também houve participação da comunidade escolar. O projeto realizou uma Oficina de Construção de mini Búfalo-Bumbá para alunos e professores da Escola Municipal José Ignácio dos Reis (bairro do Caju), com o artesão Belmiro Gomes da Gama. Como resultado, as crianças e jovens confeccionaram pelo menos 30 búfalos-bumbás de mão, que serão levados para o Festival.

Confira os grupos que se apresentarão:

  • Boi Primavera (Bairro Alto – Luciene Santos – família do finado Mestre Zampa)
  • Boi Estrela Brilhante (Associação de Deficientes, Pais e Amigos de Salvaterra – ADPAS)
  •  Boi Brinquedo (Bairro Alto – Páscoa Sarmento e Alice Freitas), Boi Sete Estrelas (Mangueiras – Reginaldo dos Santos)
  • Boi Flor do Campo (Passagem Grande – Eloísa Trindade)
  • Boi Ramalhete (Vila de Joanes – Nelma Nunes)
  • Boi Pai do Campo (Escola Bahai – Dir. Val Amaro)
  • Boi Pimpão (Alana e Edinara Modesto)
  • Boi Garantido (Mestre Robledo – filho do finado Mestre Pau Que Ronca)
  • Búfalo Segredo das Meninas (do anfitrião Mestre Damasceno). 

O projeto do 1º Festival de Boi-Bumbá de Mestre Damasceno foi aprovado pelo Edital Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura – 2023, da Fundação Cultural do Pará – Governo do Estado do Pará, e tem a produção da Gutunes Produções.

Serviço:

1º Festival de Boi-Bumbá de Mestre Damasceno.

Dia 04 de novembro de 2023.

Início do Cortejo: 17h30, da frente da Câmara dos Vereadores até a Casa do Mestre.

Início do Festival: 18h30.

Endereço: Esquina da Casa de Mestre Damasceno. Primeira Rua, esquina com a 11ª Travessa, Bairro Caju. Salvaterra-Pará.