/////

Meteorologista do Inmet diz que não vai chover em Belém e região metropolitana na virada de ano

Você que está organizando os últimos preparativos para a virada do ano e decidindo se vai passar o Réveillon em casa ou em algum ponto de Belém e região metropolitana ou interior do estado, não precisa separar o guarda-chuva. Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Pará, José Raimundo, a observação da dinâmica climática aponta que poderá chover apenas durante a tarde e início da noite na capital paraense, em 31 de dezembro.

Virada de ano em Belém e região metropolitana será sem chuva, afirma especialista do Inmet. Imagem reprodução: Agência Pará.

“Observando os modelos dinâmicos e atmosféricos, suas condições e os fenômenos meteorológicos, concluí que existem condições favoráveis a chuvas no decorrer da tarde e início da noite de 31 de dezembro, bem como nesta última semana de 2023. Na virada do ano não ocorrerá chuvas na região metropolitana de Belém, e também na região litoral, Salinas, Maruda, Soure, Bragança, e municípios arredores, sem chuva no Réveillon. Poderá acontecer em áreas pontuais chuvas após a virada do ano, no litoral. Em Belém não, o monitoramento do Inmet não mostra chuva em Belém depois da virada”, explicou o especialista.

Sobre o nível da maré para a virada de ano, José Raimundo disse: “Em Belém, teremos maré Alta: 8.0, pela manhã, E às 14h, alcança 3.3 metros, e à noite, será de 3.1 metros dia. Salinas: Maré Alta aproximadamente 4.60 metros às 20h e 9h: 4.40 metros”, disse sobre o nível das marés.

Ainda segundo detalha o meteorologista, as manhãs até o dia 31 de serão com sol entre nuvens, evoluindo para chuvas isoladas em áreas pontuais da cidade, sem pancadas de chuva e nem chuvas persistentes por várias horas. É provável que as chuvas se transformem em garoas fracas.

“Na virada do ano, seja em Belém, bem como na região de Bragança, por exemplo, não terá chuvas entre 21h e uma da manhã, no dia primeiro de janeiro. Em áreas pontuais em regiões litorâneas poderá haver algumas pancadas de chuva. Depois do horário de uma da madrugada poderá haver a formação de nebulosidade, tanto em Belém, quanto na região litorânea. A população pode ficar tranquila que não terá aquela tempestade de chuva nas primeiras horas de 2024, serão apenas pancadas, provavelmente na tarde do dia primeiro de janeiro, entre 15h e 20h”, finalizou.

Por fim, conforme analisa o monitoramento do Inmet, a previsão do tempo para hoje, 29, e amanhã, 30, é de chuva em parte do estado: