//

‘Meu pet só dorme!’ Entenda os padrões de sono do seu bichinho e quando o caso pode ser preocupante

Muitos tutores se queixam de que seus animais de estimação estão sempre dormindo, essa reclamação é bastante comum no consultório, principalmente com relação a pacientes que já estão em uma faixa etária mais avançada, mesmo que filhotes, de maneira geral, serem mais ‘dorminhocos’ no geral. Contudo, as mudanças na rotina de sono de pets podem ter vários significados.

QUANTO TEMPO DE SONO UM PET TEM NORMALMENTE?

Antes de considerar se seu pet dorme demais, é válido lembrar que normalmente um cão saudável dorme, em média, 14h por dia. Em se tratando de gatos, essa média pode chegar até 15h diárias de soninho. Há sempre aqueles dorminhocos que destoam um pouco da média (para mais ou para menos), mas ter em mente a média pode ajudar você a avaliar se tem algo de errado com o seu bichinho.

O cão tem um hábito de sono mais semelhante ao nosso, ou seja, é mais comum que fiquem acordados durante o dia, mas à noite durmam.

GATOS E A “FESTA” DA MADRUGADA:

Já os gatos, muitas vezes invertem essa dinâmica devido seu comportamento noturno. Pode ser que você tenha a impressão de que seu bichano durma muito porque ele está recarregando todas as baterias durante o dia, para de noite dar seu show. Qual tutor de gato nunca se deparou com o seu pet querendo brincar às 3 da manhã, pulando em cima dos donos e derrubando coisas pelas prateleiras?

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS:

Entretanto, um animalzinho enfermo pode sim ter interferências importantes no seu sono. Algumas doenças, como por exemplo o hipotireoidismo, podem deixar o bichinho mais sonolento. Por outro lado, um pet que dorme menos e se mostra incomodado durante a noite também pode estar passando por algum problema, como dor em alguma parte do corpo.

EM CASOS SUSPEITOS, PROCURE UM VETERINÁRIO:

Ao notar alguma alteração no comportamento do sono do seu bichinho, busque avaliação profissional por um médico veterinário. Assim é possível se investigar melhor se há algum problema no organismo dele, ou se de fato se trata de alguma desregulação comportamental, para assim você poder receber as melhores orientações a fim de solucionar esse problema.