O ator e ativista Leonardo DiCaprio premiou a Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, na categoria “The Healer” (curador em inglês) pelo reconhecimento na luta pela causa ambiental. A cerimônia foi na última quinta-feira, 9, durante o Green Carpet Fashion Awards, em Los Angeles, para celebrar a moda e o meio ambiente.
Durante a entrega do prêmio, o ator discursou sobre as dificuldades da ministra e como ela tem sido um grande apoio à comunidade indígena: “A ministra Guajajara tem sido uma feroz ativista ambiental por muitos anos. Muitas vezes em circunstâncias difíceis e perigosas. Durante o reinado desastroso do governo anterior, ela foi um constante farol de esperança. Diante de graves ameaças aos povos indígenas, ela tem sido uma força poderosa.”, disse DiCaprio.
No Instagram, Sônia divulgou o momento da premiação e disse estar feliz por receber o reconhecimento por seu trabalho de preservação: “Foi uma grande honra e alegria este reconhecimento tão importante, ter representado o Brasil nesta premiação, passar uma mensagem de proteção dos territórios indígenas para o público internacional, e também desfrutar da companhia de outros parentes indígenas do mundo neste momento de conquista.”, disse Guajajara.