O Ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou nesta segunda-feira, 6, uma nova fase na retirada de garimpeiros das Terras Indígenas (TI) Yanomami, em Roraima. Um efetivo de mais de 500 Policiais Federais, agentes da Força Nacional e militares das Forças Armadas será enviado para a TI, assim dando início à retirada dos intrusos e, durante o processo, serão feitas apreensões e destruições de equipamentos e pistas clandestinas.
A área teve estado de emergência em saúde pública decretado pelo Governo Federal e, segundo o ministro da Justiça, a ajuda será progressiva no afastamento de invasores que continuam na área:
“As ações policiais se referem à segurança de outras equipes que lá estão (Funai e ministério da Saúde) e teremos as ações de afastamento compulsório, obrigatório, de quem eventualmente não sai nesse período”, disse Dino. Muitos Garimpeiros foram flagrados, no último domingo, 5, deixando as terras Yanomami.
Além da exploração de ouro ilegal e da contaminação por mercúrio, consequência das atividades extrativistas, houve acusações de abusos sexuais envolvendo crianças e adolescentes Yanomami.