/

Ministro das Relações Exteriores pede fim da ofensiva de Israel e libertação de reféns do Hamas

O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, reagiu a uma reunião com Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira, 24, em Nova York, sobre a guerra entre Israel e o grupo islamista palestino Hamas.  

Após o discurso de diversos integrantes do conselho, o brasileiro se posicionou sobre a situação e pediu o “mínimo de humanidade” ao Hamas e ao Estado de Israel.

Mauro criticou a conduta dos dois lados, trazendo uma sugestão pacífica para o conflito: “Hamas deve libertar reféns e Israel deve encerrar os bombardeios. Eles precisam ter um mínimo de humanidade“, afirmou o chanceler brasileiro.

“Quero fazer um apelo imediato e incondicional para a libertação de todos os civis reféns, em particular mulheres e crianças”, completou. 

Após semanas de negociação, a minuta brasileira acabou sendo vetada pelos EUA com a justificativa da distância de uma solução pacífica. O Brasil vem tentando soluções para tirar os brasileiros que ainda estão presos na Faixa de Gaza e querem ser repatriados. 

Ao todo são 30 brasileiros que estão em locais temporários, aguardando a abertura de uma passagem na cidade de Rafah, entre a Faixa de Gaza e o Egito, porém, não foi firmado um acordo.