//

Moradores de bairros de Belém relatam transtornos com a falta de coleta de lixo

Moradores da grande Belém denunciaram ao BT que a coleta de lixo, que deveria ser regular, não passa há dias, e provoca forte cheiro, acúmulo de lixo, presença desagradável de insetos, roedores e larvas. Ou seja, transtornos que prejudicam a qualidade de vida da comunidade.

“Minha rua está tomada por lixo, já tem uma semana e ainda não vieram recolher. Muita mosca, inseto, cheiro ruim, aqui na Barão do Triunfo, na Sacramenta”, reclama uma moradora.

“Aqui no distrito de Icoaraci, o lixo não passa faz oito dias. Da última vez que passaram, amontoaram o lixo no meio da rua e agora está criando bicho, larvas, muita mosca. A larva está subindo e entrando nas casas”, denunciou um morador de Icoaraci.

Por fim, no Tenoné, uma moradora da rua das Laranjeiras, no Jatobá, alega que a coleta regular de lixo não passa há um mês.

“Falta de respeito total, um mês já sem coletas de lixo. O bairro já está fedendo a carniça por onde a gente passa. Andamos pisando nos lixos. As ruas estão atoladas de lixo, um completo absurdo”, critica a moradora do Tenoné.

O BT procurou a prefeitura de Belém e a Secretaria Municipal de Saneamento da cidade. Em nota, a Sesan disse que enviará uma equipe aos bairros citados nessa matéria:
“A SESAN informa que enviará uma equipe, até os pontos citados, para verificar e remover o lixo do local. Destaca a importância da população na manutenção da limpeza da cidade, orientando, através de educadores ambientais, sobre a correta disposição de resíduos nos dias e horários de coleta. Além disso, oferece o Zap-Entulho, serviço gratuito mediante solicitação via WhatsApp (91 98499-0059). Incentiva a denúncia de descartes irregulares, ligando para 153 da Guarda Municipal. Destaca-se que Belém está passando por limpezas emergenciais e prevê melhorias na gestão de resíduos com o novo sistema de limpeza urbana que está sendo implantado na cidade”.