Segundo a denúncia anônima de uma moradora do bairro de Nazaré, a região do Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN) vem sofrendo com o número crescente de assaltos desde o mês de dezembro do ano passado. Residentes do entorno da praça contam que os casos são diários, além da suposta incidência de tráfico de drogas em um bar próximo, o que atrairia os assaltantes.
Os acusados intimidariam as vítimas com armas de fogo, segundo a fonte, e as ocorrências teriam maior frequência entre os horários de 12h às 15 h.
“A região foi abandonada após o Círio de Nazaré”, contou a denunciante.
Nas imagens enviadas à redação do BT é possível ver dois suspeitos detidos pela policia após acusações de praticarem furtos no entorno da Basílica de Nazaré.
“Nós, moradores da região, nos sentimos totalmente inseguros no centro da cidade e a situação é um descaso da igreja e do poder público”, reclama a denunciante.
Em vídeo de circuito de segurança, é possível ver dois suspeitos fugindo do local após praticarem uma tentativa de assalto.
A situação ocorreria apesar do posto da guarda municipal no local, além de uma câmera do Ciop na praça. Em contato com o BT, a Guarda Municipal de Belém informou que vai intensificar o patrulhamento na região e que os moradores podem colaborar com as ações pelo telefone 190.
“A Praça Santuário conta com um posto fixo, que funciona 24h, com dois guardas por turno. Além disso, são realizadas rondas no local e no entorno. A GMB informa que vai intensificar o patrulhamento no local. A população pode colaborar denunciando, pelo telefone 190”, disse a Guarda Municipal.
Já a Polícia Militar, que também é responsável pelo patrulhamento na área, declarou ao BT que o policiamento no local é realizados de maneira contínua e conta com o suporte para intensificar a segurança.
Confira a nota completa do órgão:
“A Polícia Militar informa que equipes do 2° Batalhão realizam ações de policiamento ostensivo e preventivo diuturnamente no bairro de Nazaré, em Belém, incluindo a região do Conjunto Arquitetônico de Nazaré, e conta com o suporte de outras unidades para intensificar ainda mais a segurança. A PM esclarece, ainda, que qualquer informação ou denúncia pode ser realizada pelos números 190 ou 181.”