/////

Moradores denunciam precariedade em abastecimento de água em residencial, em Icoaraci

Moradores do Residencial Maracacuera I e II, no distrito de Icoaraci, em Belém, não aguentam mais a situação que estão vivendo há pelo menos oito meses. Segundo denúncias recebidas pelo BT, as residências ficam dias sem água, e quando tem, é em péssimas condições e impossível de ser consumida.

Em vídeos enviados à nossa redação, é possível ver a água completamente escura, uma mistura de marrom e cor de ferrugem. Os moradores afirmam que recebem água nessas condições há bastante tempo.

O Residencial Maracacuera, é um conjunto habitacional que foi entregue pela Caixa Econômica Federal em julho de 2022, para 960 famílias. O espaço, que é administrado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, foi o sonho da casa própria para muitos moradores, mas tem se tornado uma verdadeira dor de cabeça.

De acordo com a moradora Eliane Viana, nos primeiros meses o abastecimento de água no local funcionava normalmente, mas há oito meses, os transtornos começaram. Ela conta que os moradores chegam a ficar dias sem água. Quando a água finalmente sai pelas torneiras, é em uma tonalidade completamente escura.

“Nos três primeiros meses até que a água era boa, mas agora não presta pra nada. Eu compro água pra fazer comida, roupas eu lavo na casa da minha mãe, e pra tomar banho tem quer ser essa mesmo”, contou Eliane.

A situação tem gerado outro problema para as famílias: as doenças. Segundo os relatos, idosos e crianças estão adoecendo e muitas pessoas também estão apresentando queda de cabelo.

Os moradores já procuraram o Ministério Público do Estado para pedir providências urgentes. Um documento também foi protocolado.

“Estamos vivendo uma situação de descaso sem água digna para população. Preciso estar comprando água pro nosso consumo e acaba ficando difícil porque nem todos os dias eu tenho pra comprar”, explicou a moradora.

Posicionamento – Em nota, a Secretaria Municipal de Habitação informou que acompanha com atenção a situação das famílias do Residencial Maracacuera e que tem reunido com a Cosanpa, Secretaria Municipal de Saneamento e Agência Reguladora de Belém, a fim de garantir a correção dos problemas no serviço de abastecimento de água e o pleno atendimento dos moradores.

Enquanto isso, a Sehab arcou com as despesas de uma empresa particular na realização de serviços de manutenção do sistema de abastecimento de água do residencial. A Prefeitura trabalha para que as famílias tenham o atendimento adequado no tempo mais breve possível. A Sehab informou ainda que o estabelecimento foi reestabelecido na tarde desta sexta, 16.

Nas redes sociais, quando questionada pelos moradores, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), informa que “o sistema que abastece a área ainda foi repassado para a Cosanpa, e ressalta que o abastecimento do local é de responsabilidade da Prefeitura”. 

Nós procuramos a Cosanpa para um posicionamento oficial, mas ainda não tivemos retorno. Enquanto isso, os moradores aguardam uma solução. 

“Eu quero que o poder público tome uma providência, porque assim não podemos ficar”, disse a moradora Eliane Viana.

Veja o vídeo da situação do local: