//

Moraes abre apuração contra senador Marcos do Val

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu abrir apuração contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES), que, na última quinta-feira (2), denunciou um suposto plano de golpe envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com a decisão, obtida pela CNN, Moraes determinou que “seja autuada petição autônoma e sigilosa, a ser instruída, inicialmente, com a cópia do pedido da Polícia Federal para autorização da realização de sua oitiva, com o despacho de autorização e com o inteiro teor de seu depoimento”.

Segundo o ministro, o senador Marcos do Val “apresentou, à Polícia Federal, uma quarta versão dos fatos por ele divulgados, todas entre si antagônicas”, havendo assim “a pertinência e necessidade de diligência para o seu completo esclarecimento, bem como para a apuração dos crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação no curso do processo”.

No despacho, Moraes também expediu um ofício para os veículos de comunicação VEJA, CNN e Globo News, para que forneçam em até cinco dias as entrevistas que foram concedidas por Do Val.

Na quinta-feira (2), o senador Marcos do Val afirmou em entrevista que o ex-deputado federal Daniel Silveira (PL-RJ) o levou a uma reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para tratar sobre um golpe de Estado.

Do Val também confirmou que havia avisado o ministro Alexandre de Moraes sobre o plano. De acordo com o relato do senador, a ideia de Silveira, apresentada a Do Val e Bolsonaro na reunião, incluía gravar Moraes em busca de declarações comprometedoras do ministro.

Na mesma entrevista, o senador disse que Jair Bolsonaro permaneceu em silêncio durante o encontro.