///

Morre o cartunista Paulo Caruso aos 73 anos

O cartunista Paulo José Hespanha Caruso, conhecido como Paulo Caruso, morreu na manhã deste sábado, 4, aos 73 anos, em São Paulo. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, o artista estava hospitalizado para tratar as complicações de um câncer no intestino, entretanto, a causa da morte do artista ainda não foi informada.

O cartunista Paulo Caruso morreu aos 73 anos, em São Paulo

Caruso era caricaturista, ilustrador, chargista e músico. Ele desenhava ao vivo semanalmente no ‘Roda Viva’, da TV Cultura. Paulo era irmão gêmeo do também caricaturista Chico Caruso

O cartunista era formado em arquitetura pela FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP) mas decidiu não seguir a carreira e investir no mundo as artes. Ele passou por diversos veículos onde deixou sua marca e consolidou sua carreira, como Folha de S.Paulo, pelo O Pasquim, e pela revista IstoÉ, entretanto, seus trabalhos mais conhecidos foram no programa Roda Viva onde integrou o elenco desde a estreia em 1980.

Em seus redes socias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do artista, e afirmou que o chargista contribuiu na luta pela democracia e pelo direito à liberdade de expressão.

“Paulo Caruso foi um grande desenhista e cronista político, com uma criatividade inesgotável, retratou com talento e consciência o dia-a-dia que constrói nossa história recente. O seu traço veloz e seu humor já são parte da memória nacional”, afirmou.

Veja: