Era meio dia em Londres e o mundo entrava em alerta quando a principal emissora da TV britânica, BBC, entrava ao vivo para anunciar que o quadro de saúde da Rainha do Reino Unido, Elizabeth II, estava delicado, após esse momento uma operação entrou em movimento: a família real se deslocou para o Castelo de Balmoral e uma cobertura sobre a saúde da rainha passou a ser transmitida ao vivo na TV. O anúncio da morte da rainha Elizabeth II, que tinha 96 anos, foi feito oficialmente pelas redes oficiais da família real às 14:30 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 8.
A saúde de Elizabeth II já estava fragilizada desde o final de 2021. No início deste ano, a Rainha foi diagnosticada com Covid-19, porém com sintomas leves e, há alguns meses já cancelava alguns eventos oficiais, sendo substituída por seu filho, o príncipe Charles, o próximo na linha de sucessão.
Ainda nesta semana ela empossou a primeira ministra, Liz Truss, sendo seu último ato oficial antes de falecer.
A população se reuniu em frente ao Palácio de Buckingham, residência oficial da Rainha, em Londres para prestar condolências à família real. Em meio a uma garoa, um arco-íris surgiu em frente ao Palácio minutos depois do anúncio da morte da Rainha, veja:
O príncipe Charles, já se torna oficialmente Rei e sua primeira declaração oficial foi feita pelas redes da família real. O agora rei declarou que: “A morte de minha amada mãe, Vossa Majestade, A Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da família”.
A monarca mais longeva da história reinou por 70 anos, empossou 15 primeiros ministros e encontrou com quatro papas, além de líderes de outras religiões. Coroada em 1952 após a morte de seu pai, o Rei George V, foi a primeira coroação transmitida ao vivo para o mundo inteiro.