//

Vídeo: motorista denuncia trânsito caótico em Belém: “Uma avacalhação”

O BT recebeu o registro de uma motorista indignada com o caos e as infrações de trânsito na Travessa Tavares Bastos, que corta a avenida Almirante Barroso, João Paulo II e Pedro Álvares Cabral, em Belém, na manhã desta quarta, 21.

Conforme é possível notar no vídeo, além do relato da condutora, o trânsito na via parece congestionado e muitos motoristas desrespeitam as leis de trânsito e trafegam na contramão.

“Uma avacalhação na Tavares Bastos, uma avacalhação essa rua. Uma palhaçada, tudo na contramão”, critica a condutora.

Também é perceptível que não há nenhum agente de trânsito fiscalizando, nem organizando o trânsito no local.

O BT procurou a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que disse em nota “mediante flagrante, o condutor está infringindo  o artigo 186, inciso II, transitar na contramão de direção, e o artigo 203, inciso V, ultrapassar pela contramão outro veículo, onde houver marcação viária de divisão de fluxos opostos do tipo linha dupla contínua ou simples contínua amarela. Ambos são consideradas infrações gravíssimas, com penalidade de multa no valor de R$ 293,47 e aplicação de 7 pontos na CNH”, destacou o órgão sobre as infrações no vídeo.

Já sobre a falta de agente de trânsito fiscalizando no local, a Semob disse:

“Reforça que mantém fiscalização regular na cidade, em ponto fixo e por meio de ronda com agentes em viaturas, com o apoio do guincho, e fiscalização por câmeras de videomonitoramento para coibir imprudências e infrações de trânsito. Mediante flagrante, faz autuação”, afirmou.

trânsito

Confira a nota na íntegra da Semob:

“A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informa que, mediante flagrante, o condutor está infringindo  o artigo 186, inciso II, transitar na contramão de direção, e o artigo 203, inciso V, ultrapassar pela contramão outro veículo, onde houver marcação viária de divisão de fluxos opostos do tipo linha dupla contínua ou simples contínua amarela. Ambos são consideradas infrações gravíssimas, com penalidade de multa no valor de R$ 293,47 e aplicação de 7 pontos na CNH.  A Semob reforça que mantém fiscalização regular na cidade, em ponto fixo e por meio de ronda com agentes em viaturas, com o apoio do guincho, e fiscalização por câmeras de videomonitoramento para coibir imprudências e infrações de trânsito. Mediante flagrante, faz autuação. A autarquia explica, ainda, que, conforme o CBT, o agente de trânsito só pode autuar mediante flagrante e não pode aplicar multas com base em imagens feitas por usuários. Somente equipamentos regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) são considerados para comprovação e aplicação de multa, como radar e câmeras de vídeomonitoramento.”