///

Motorista que atropelou e matou romeiros em Santarém tem prisão preventiva decretada

Sirlei Dantas Lira foi indiciado por homicídio qualificado após atropelar e matar fiéis na BR-163

O homem que dirigia o carro que atropelou e matou romeiros da Caminhada de Fé com Maria, em Santarém, foi preso em flagrante no início da tarde deste domingo, 4. O crime aconteceu nesta madrugada. 

Na audiência de custódia, o juiz substituto converteu o flagrante em prisão preventiva. Os outros dois homens que estavam no veículo foram liberados.

O acusado, Sirlei Dantas de Lira, disse em depoimento que estava consumindo bebida alcoólica no bairro Ipanema e teria passado a direção do veículo para outro homem, que o teria ameaçado.

O delegado da Polícia Civil que acompanha o caso, Lucivelton Ferreira, disse que os depoimentos foram confrontados e Sirlei assumiu que estava dirigindo o carro e que atropelou várias pessoas na Caminhada de Fé com Maria.

VÍTIMAS

Em nota, o Hospital Municipal de Santarém informou que 14 romeiros foram atendidos na unidade e, desses, cinco estavam em estado grave.

Santa Missa no campo Nogueirão, em Mojuí dos Campos, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, antes do início da Caminhada até Santarém. Foto: Arquidiocese de Santarém

O comunicado diz ainda que quatro pessoas seguem internadas, sendo, três delas no setor de estabilização e uma na Clínica Cirúrgica. Nove pessoas receberam alta após passarem por exames de imagem e avaliação e observação médica. 

Duas mortes foram confirmadas até o início da tarde: uma no Hospital e uma no local do ocorrido.

Leia a nota na íntegra:

O Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo informa que atendeu 14 romeiros que estavam na Caminhada de Fé com Maria, vítimas do acidente de trânsito ocorrido nesta madrugada, na BR-163.

A equipe do HMS atendeu os 14 pacientes de imediato com os protocolos de atendimento para pacientes com trauma. Desse total, cinco pessoas chegaram com o quadro bastante grave, uma mulher com politraumatismo não resistiu. 

Neste momento, 4 pessoas estão internadas. Das internadas, três estão no setor de estabilização e uma está na Clínica Cirúrgica. Os médicos plantonistas liberaram para casa nove pessoas após passarem por exames de imagem e avaliação e observação médica. 

Informamos ainda que o Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou o primeiro atendimento e constatou um óbito ainda no local do acidente. Neste caso, confirmamos dois óbitos até o momento – 1 no Hospital e 1 no local do ocorrido.

O Hospital presta suas condolências a todos familiares e amigos diante dessa tragédia. A equipe em saúde está em luto junto com a população santarena.

NOTA DE PESAR

O arcebispo metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, publicou uma nota de pesar e solidariedade. Leia abaixo: