Domingo é um dia muito importante. Finalmente iremos saber quem será o presidente do nosso país pelos próximos quatro anos. E é natural haver um clima de preocupação e incômodo, tendo em vista a polarização política vivida de uns anos para cá.
Como tem sido para ti essa reta final de eleições? Conseguiste permanecer nos grupos de família e amigos no WhatsApp? Ou as discussões provocaram um aumento de tensão e até rompimento de laços afetivos?
Certo que o ápice de toda essa tensão foi em 2018, hoje, considerando o estresse vivido quatro anos atrás e os efeitos devastadores da pandemia, percebe-se uma evitação dos confrontos e discussões no ciclo pessoal e profissional (na famosa bolha nossa de cada dia), embora sejam constantes os casos de violência e agressões mais sérias.
Afinal, como aguentar o desconforto que acompanha a tensão pré-decisão eleitoral?
1- IDENTIFIQUE GATILHOS
Identifique possíveis gatilhos para reações mais agressivas e fora da curva. Procure perceber o que e que tipo de conteúdo (dentro do espectro político) te afeta de forma mais significativa. Controle o acesso à essa informações, crie uma rotina para o horário de acessar as redes sociais e conferir as notícias, por exemplo, ao invés de ficar conectado o tempo todo.
2- RESPEITO ÀS OPINIÕES CONTRÁRIAS
Procure trabalhar o respeito à opinião do outro. Entender que a probabilidade de você mudar crenças e certezas alheias é baixa, talvez te ajude a não gastar tanta energia numa conversa estressante. Aumentou a temperatura da conversa? Peça licença, retire-se e encerre o papo.
3- AUTOCUIDADO
Práticas de autocuidado colaboram muito no manejo de estresse e melhoria da qualidade de vida. Yoga, dança, respiração, meditação, caminhada, ouvir aquela música que tu gostas… tem várias possibilidades de usar o tempo com atividades prazerosas. Descobre. Experimenta.
4- CUIDADO COM O SONO
Cuida do teu sono também. Nada de ficar até tarde da noite com o celular ligado. O ideal é que pelo menos uma hora antes de dormir já estejas desconectado.
5- AVALIAÇÃO PROFISSIONAL
Caso o desconforto esteja afetando a tua rotina e percebas que as coisas simples do teu dia estão te deixando sem paciência e com muita irritação, é importante procurar uma avaliação com um profissional de saúde mental, um psicólogo.
Se cuidem.
Até a próxima.
MAIS CONTEÚDO
Ouça o podcast da psicóloga Juliana Galvão no Spotify clicando aqui.
Juliana Galvão
Psicóloga
CRP 10/3645