//

MP pede condenação de Nelson Piquet por ofensas racistas e homofóbicas contra Lewis Hamilton

O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) pediu na última quarta-feira, dia 8, a condenação do ex-piloto brasileiro de Fórmula 1, Nelson Piquet, por ofensas racistas e homofóbicas contra o piloto inglês Lewis Hamilton.

As ofensas aconteceram em 2021, após um acidente no Grande Prêmio de Silverstone, quando Piquet chamou Hamilton do termo racista “neguinho”. Além disso, ele proferiu ofensas de cunho homofóbico contra o sete vezes campeão mundial.

Segundo o Ministério Público, as falas do ex-piloto configuram “violações aos direitos da vítima e da população negra e LGBTQIA+, considerando tanto o plano das normativas internacionais quanto nacionais”, ressalta no pedido de condenação.

A promotora responsável afirmou que a atitude de Piquet “traduz claramente a sua concepção do profissional de cor negra, incapaz de ser bem-sucedido em razão de sua competência, fazendo-se necessária a utilização de outros meios, tais como a subjugação, a humilhação e a inferiorização diante de pessoas brancas que seguem os padrões heterormativos”.

Mesmo que o caso tenha acontecido em 2021, as falas so vieram a tona e tiveram notoriedade no ano passado, quando o a queixa foi dada. Piquet pode ter de pagar até R$ 10 milhões de multa, caso Justiça confirme a decisão.

*Com informações de CNN