Na tarde desta segunda-feira, 07, um vídeo gravado dentro de um shopping da capital paraense, na BR 316, viralizou. Nele, podemos ver uma mulher acusada de furto sendo arrastada pelos cabelos por seguranças do shopping.
A mulher chega a cair, gritando por socorro, e é cercada por cinco seguranças.
Uma das seguranças tira o celular, que seria o telefone roubado, das mãos da acusada.
Depois, é possível ver a mulher sendo levantada pela bermuda, enquanto algumas pessoas que estavam no local assistiam a ação. Ela grita por socorro, “minha bunda tá aparecendo”, ela berra.
Neste momento, os cinco seguranças levantam a mulher pelos membros e a retiram do local, em frente a um grande número de pessoas.
O Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PA, José Maria Vieira, condena a ação. “A cena mostra um total despreparo. O shopping precisa garantir a integridade física de todos ali dentro. Você não pode pegar e agredir uma mulher dessa forma, ainda que ela esteja sendo acusada de furto. Se fizeram isso com uma mulher, publicamente, a gente se questiona sobre o que não fizeram com ela numa sala fechada. É importante ressaltar que mesmo as pessoas que cometem crimes, elas precisam ter tratamento digno. O shopping tinha que chamar a autoridade policial, e a pessoa vai responder processo. Quem decide a pena é juiz”, afirma Vieira.
O BT entrou em contato com a assessoria do Shopping para pedir uma explicação sobre a o caso, mas até agora o estabelecimento ainda não se posicionou.
Assista o vídeo na íntegra: