Três pessoas da mesma família foram vítimas de injúria racial no metrô de Belo Horizonte, na tarde do último domingo, 5. De acordo com mãe, pai e filha, eles estavam na estação na Estação Central quando os ataques começaram, e seguiram até a estação José Cândido da Silveira, no bairro Santa Inês, na Região Leste da capital mineira.
A acusada foi identificada como Adriana Maria Lima de Brito, de 54 anos. No vídeo, é possível ver Adriana soltando xingamentos como: “crioulos fedorentos” e “negros fedidos”.
Ainda nas imagens, filmadas por testemunhas, vemos o momento em que Adriana afirma, com veemência: “Eu sou racista. Eu sou racista”.
De acordo com informações da Polícia Militar, Adriana foi presa e levada para a delegacia. No boletim de ocorrência, vítimas relataram que a mulher proferiu ofensas dizendo: “Negros fedidos, crioulos fedorentos, raça impura. Vocês não poderiam estar no mesmo ambiente que nós. Vocês deveriam ter descido do metrô, pretos fedorentos”, diz no documento.
A Polícia Civil de Minas Gerais informou que a mulher foi autuada pelo crime de injúria racial e que está à disposição da Justiça. “Ela foi autuada pelo crime de injúria racial e, após os trabalhos de polícia judiciária, foi encaminhada ao sistema prisional”, disse.
Entretanto, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) não confirmou se a suspeita deu entrada no sistema prisional nesta manhã.
FAMÍLIA PEDE POR JUSTIÇA
“Passamos a noite com sentimento de revolta, não conseguimos dormir.” O relato é de Leni Estelita da Silva Rodrigues, de 53 anos. Ela, que foi uma das vítimas, afirmou esperar por justiça. “Que a justiça seja feita para que outros não cometam o mesmo”, completou.