/

Mulher sofre queimaduras ao fritar ovo e morre 10 dias depois no interior de SP

Elisângela Oliveira de Jesus, de 33 anos, morreu nesta segunda-feira (26), após ficar 10 dias internada na Unidade de Tratamento de Queimaduras (UTQ) da Santa Casa de Misericórdia de Limeira, no interior de SP. A mulher sofreu graves queimaduras enquanto fritava um ovo.

O acidente aconteceu no dia 16 de fevereiro. Elisângela colocou uma frigideira com óleo para esquentar no fogão e quebrou um ovo em um copo para ver se o alimento não estava estragado.

O copo tinha água, e ela não percebeu. Ao despejar o ovo com a água na frigideira com óleo, as chamas subiram. O processo ocorreu por conta de uma explosão causada pela reação da água com o óleo quente.

Reprodução: arquivo

O fogo atingiu parte do rosto dela, a camiseta e o sutiã de amamentação que ela usava. Elisângela tinha uma filha de um ano.

A mulher foi para o hospital e passaria por uma cirurgia nesta segunda, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu.

Reação água x óleo quente

O acidente tem explicação física, o aparentemente inofensivo ato de adicionar água ao óleo fervente transforma instantaneamente a água em vapor, que lança gotículas de óleo fervente em todas as direções, como explica o professor de física Rodrigo Rocha.

“Uma simples explicação para o que ocorreu se dá pelo fato do óleo que usamos na cozinha poder atingir temperaturas maiores que 100° C, que é a temperatura para a mudança do estado físico da água de líquido para vapor. Então, se a água entrar em contato com o óleo quente, rapidamente se vaporizará, sofrendo uma expansão abrupta, que pode causar o efeito de explosão, como aconteceu no acidente”, detalha.

De acordo com o Ministério da Saúde, em casos de acidentes com queimaduras, é necessário:

  • Colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, dez minutos;
  • Fazer compressas úmidas e frias também são indicadas;
  • Se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido.
  • Nunca tocar a queimadura com as mãos;
  • Nunca furar bolhas;
  • Nunca tentar descolar tecidos grudados na pele queimada;
  • Nunca retirar corpos estranhos ou graxa do local queimado;
  • Nunca coloque manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura somente o médico sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado;
  • Procurar atendimento médico no Pronto-Socorro mais próximo.