A bancada Mulheres Amazônidas, composta por quatro vereadores do partido Psol, tomou posse do cargo nesta segunda-feira, 14, na Câmara Municipal de Belém.
O mandato será coletivo, ou seja, as quatro vereadores, que são Gizelle Freitas, Kamila Sastre, Jane Patrícia e Fafá Guilherme, atuarão no cargo em conjunto.
A assistente social e vereadora, Gizelle de Freitas, foi a escolhida para representar a bancada na tribuna do plenário no momento da posse. Ela se disse emocionada com a posse e disse ser simbólico que o momento aconteça no dia em que o brutal assassinato da vereadora Marielle Franco, complete quatro anos. A vereadora também que também fazia parte do Psol e estava em seu primeiro mandato.
Um ato em homenagem a bancada foi feito em frente a casa legislativa. Durante as homenagens estiveram presentes a Vereadora Lívia Duarte e a Deputada Federal Vivi Reis, ambas do Psol.
A Vereadora Lívia Duarte declarou estar feliz por estar com as companheiras na câmara e que a presença da bancada na câmara também tem ligação com a data do assassinato de Marielle, pois também se trata de uma reparação “Essas mulheres também serão uma parte desta reparação. Essas mulheres são uma parte do projeto político” disse a Vereadora.
A Deputada Federal Vivi Reis, também presente na posse e na homenagem também reiterou se tratar de uma data emblemática.
A Deputada estadual Marinor Brito, também do Psol homenageou a posse da bancada.
A bancada Mulheres Amazônidas toma posse da vaga que anteriormente era ocupada por Zeca do Barreiro, o vereador foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral, após as denuncias de fraude na cota de gênero nos documentos das eleições de 2020 do Avante, partido pelo qual Barreiro foi eleito.
A decisão de cassação de Barreiro ainda cabe recurso, entretanto, a bancada já tem posse da cadeira que será dividida entre as representantes.