///

Museu de Londres irá devolver 72 objetos saqueados da Nigéria no século 19

Foto: Reprodução.

O Museu Horniman, localizado em Londres, na Inglaterra, afirmou que irá devolver 72 objetos que foram saqueados da Nigéria no século 19, durante o Reino de Benin.

O Horniman. Foto: Reprodução.

A decisão ocorreu após um pedido da Comissão Nacional de Museus e Monumentos da Nigéria (NCMM), feito em janeiro. Em resposta, o museu afirmou ter consultado diversos membros da comunidade londrina, como visitantes, crianças em idade escolar, acadêmicos, profissionais da área de patrimônio e artistas baseados na Nigéria e no Reino Unido.

Após essa consulta, a presidente do museu, Eve Salomon, afirmou ser considerada “moral e apropriada” a devolução dos objetos saqueados. “Todas as suas visões sobre o futuro dos objetos do Benin foram consideradas, juntamente com a proveniência dos objetos”, explicou.

A placa do Benin do chefe Uwangue e comerciantes portugueses é um dos objetos que estão sendo devolvidos à Nigéria. Foto: Museu Horniman.

“É muito claro que esses objetos foram adquiridos à força, e a consulta externa reforçou nossa opinião de que é moral e apropriado devolver sua propriedade à Nigéria”, reforçou Solomon.

Entre os itens saqueados que estão presentes no acervo do museu estão: 12 placas de bronze, conhecidas como Bronzes do Benin, um galo de bronze e uma chave do palácio do rei.

OUTRAS DEVOLUÇÕES

Peça revestida em bronze representando o obá de Benin, em Aberdeen, Escócia em foto feita em março de 2021. Foto: Universidade de Aberdeen/Cortesia/Reuters.

Em julho deste ano, a Jesus College, localizada em Cambridge, na Inglaterra, e a Universidade de Aberdeen (Escócia) já haviam devolvido uma escultura de galo e outra da cabeça de um obá (rei) para a Nigéria.

Outro país que fez devoluções foi a Alemanha, que entregou mais de 1.100 artefatos ao país da África Ocidental.

As peças que serão devolvidas são só algumas de tantas outras ainda espalhadas por museus europeus.