O Museu Goeldi reabre as portas para o público aos finais de semana a partir deste domingo, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, o zoológico estará aberto ao público de quarta a domingo, das 9h às 15h. Mas atenção, os portões fecham às 14h e encerram a venda de bilhetes, o limite diário de visitantes também foi aumentado e agora pode receber 600 pessoas, a recomendação é de que a visita seja garantida com antecedência.
Os visitantes podem agendar um horário pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsapp do museu 91 99235-7842. Feito isso, basta comparecer na bilheteria do Parque Zoobotânico na data marcada e pagar o ingresso, que custa R$ 3,00. As visitas ao parque agora acontecem de quarta a domingo, das 9h às 15h.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL AO MÊS DO MEIO AMBIENTE
O público que for visitar o museu no domingo, 5, poderá realizar a Trilha dos Sentidos, uma experiência física que desafia os participantes a caminharem de olhos vendados pelo Parque Museu Goeldi para estimular a percepção da natureza por meio de outros sentidos além da visão.
De 8 a 10 de junho, a escolas programadas participarão de uma descoberta guiada com o educador e biólogo Iván Borroto. O evento tem como foco as relações ecológicas e questões socioambientais relacionadas a algumas das espécies presentes no parque. Ainda no dia 8 de junho, quarta-feira, a escola também reabrirá a biblioteca Clara Maria Galvão, oferecendo aos usuários atividades sobre meio ambiente. No dia 9 (quinta-feira), às 9h30, o botânico Elielson Rocha convida você ao Jardim Zoológico para observar palmeiras e conversar sobre essas plantas.
PANDEMIA RESTRINGIU VISITAÇÃO
Desde o ano passado, em decorrência da pandemia de Covid -19, o Parque Zoobotânico adotou esquemas diferenciados de visitação, com agendamento, número máximo de visitantes por dia, funcionamento de terça a quinta, horário das 9h às 15h, sem ofertar bebedouro e lanchonete, e recomendando que os visitantes tragam suas garrafas de água, apresentem a carteira de vacinação, usem máscaras e mantenham o distanciamento social.
Além da Covid-19, a volta da visitação pública aos finais de semana tinha outro obstáculo: o sistema de ponto eletrônico para servidores federais, adotado durante a pandemia – o sistema eletrônico dificultou os serviços contínuos de servidores aos finais de semana por conta da visitação pública do Parque Zoobotânico. Para garantir o retorno das visitas públicas aos finais de semana em junho, servidores de diferentes setores do MPEG se voluntariaram para trabalhar aos sábados e domingos.
Vale lembrar que ainda neste mês, o Aquário Jacques Huber, reabrirá com visitação de 10 pessoas por vez a cada 10 minutos.