O Museu Itinerante da Amazônia (MIA), que abriu para o dia da Amazônia, no dia 5 de setembro, ficará disponível até o dia 1 de outubro com entrada gratuita para a exposição ‘’Presente, Passado e Futuro’’.
A mostra é obra do Fórum Landi, localizado no centro histórico de Belém, e junta materiais de artistas independentes e pesquisadores do Laboratório da Cidade (LdC).
A realização, que tem parceria com o Festivais pela Amazônia e apoio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFPA, intensifica as discussões sobre clima, preservação e população amazônida trazidas desde o anúncio da COP-30 em 2025 na capital paraense.
A curadora do evento, Jade Jares comenta que: “uma das ideias é fazer esse contraponto: instalar a exposição no nosso patrimônio histórico, a parte colonizada da cidade, e provocar as pessoas a pensarem como essa ocupação se reflete nos dias atuais. Como era nossa arquitetura urbana antes e como ela se transformou com a ocupação de uma cidade, que curiosamente crescer de costas para o rio”.
Já a diretora de sustentabilidade do Laboratório da Cidade, Lygia Nassar explica que: ‘’ “uma das ideias é fazer esse contraponto: instalar a exposição no nosso patrimônio histórico, a parte colonizada da cidade, e provocar as pessoas a pensarem como essa ocupação se reflete nos dias atuais. Como era nossa arquitetura urbana antes e como ela se transformou com a ocupação de uma cidade, que curiosamente crescer de costas para o rio”.
A experiência envolve fotografias, vídeos, artes gráficas, realidade virtual, mapas e interações com a maquete do centro histórico de Belém.
A mostra se encerra no domingo, dia 1, no Circular Campina Cidade Velha de 09h às 17h e terá visita guiada de Michel Pinho (às 10h e às 11h).
SERVIÇO:
Museu Itinerante da Amazônia (MIA)
ONDE: Encerramento dia 01/10 no Circular Campina (Cidade Velha)
ENTRADA: Gratuita
HORÁRIO: 9h às 17h