/

Na Sua Casa | Aconchego na sua morada: luz e sombra

Quem acompanhou a primeira matéria da nossa coluna já percebeu que bem estar está no topo das prioridades quando se fala em morada, e agora, a gente trás o tema iluminação, como diferencial quando se pensa em criar aconchego e contemplação em espaços.

A escolha da lâmpada é tão importante quanto à luminária e a arquiteta Luyse Braga, do Namata Paisagismo, reforça que dentre as diversas opções de lâmpadas, com diferentes temperaturas de cor, intensidade e efeito, a luz âmbar é sempre a mais aplicada, enquanto que, as brancas e coloridas, somente quando existem necessidades técnicas e cênicas, sendo um fator determinante e com poder de transformar qualquer ambiente, criando cenas e efeitos singulares.

Conseguir integrar luz natural e artificial pode ser a grande sacada em um projeto. Prever o melhor aproveitamento da luz natural e contar com uma luminotécnica planejada e inteligente farão sempre toda diferença.

A junção de luz natural e artificial pode mudar o ambiente. Foto: Reprodução.

Assim como a iluminação de jardim tem como objetivo trazer funcionalidade para os ambientes externos durante a noite. Também traz segurança, que aliada a um projeto de paisagismo pode transformar a área externa em verdadeiros espaços de contemplação, proporcionando ambientes ideais para confraternizar e realizar diversos tipos de atividades voltadas ao bem estar principalmente.

Foto: Reprodução.

Como dizia o grande paisagista Roberto Burle Marx, “um jardim faz-se de luz e sons, as plantas são coadjuvantes.” Contemplar as sombras e formas refletidas, faz da iluminação, sem dúvida, um dos principais elementos para levar diferencial para o ambientes, isso porque a luz, seja ela natural ou artificial, torna qualquer ambiente mais vivo e lúdico.

E pra quem quer dar apenas um toque, sem grandes intervenções na iluminação, nossa dica é apostar na opções de luz indireta e luminárias com design diferenciado, como a luminária em miriti, matéria prima amazônica, feira com a tala de Jupati, foram base e inspiração para tecer esse projeto artístico que une luz e artes plásticas, a peça reverencia os seres aquáticos dos Rios Amazônicos e traz a estética e técnicas artesanais características da nossa região assim definindo formas e tramando sombras e luz. Assinada por Izabely Nascimento & Jéssica Castro e disponível na @casa.namata.

Foto: Reprodução.

Tem um cantinho onde a iluminação faz a diferença na tua morada? Compartilha com gente! 💚