//

Na Sua Casa | Tintas: descubra como escolher a tinta certa para seu piso ou parede

Quando o assunto é renovar o ambiente de casa, geralmente o caminho mais fácil pra fazer isso é pintando algum espaço. Seja um cantinho que você gosta na sua sala, uma parede do seu quarto, um espaço na sua varanda. Tudo isso pode fazer com que sua casa fique mais aconchegante.

Foto: Reprodução.

Entretanto, quando chega o momento da pintura em definitivo sempre tem algumas dúvida que ficam piscando nas nossas mentes: eu posso pintar o piso com tinta de parede? Faz diferença? 

Então, a resposta é: sim, faz muita diferença. 

Pintar o piso requer uma tinta específica para isso. Foto: Reprodução.

O BT conversou com a arquiteta Tuane Costa, do Studio Tuca, e ela explicou que existem sim diferenças entre tintas para parede ou para o piso. “A diferença está, principalmente, na durabilidade e resistência. Na hora de especificar a tinta para o piso é necessário uma atenção especial considerando o atrito e desgaste de uso que é muito maior no chão. Já a tinta de parede apesar da grande variedade no mercado se torna mais simples a especificação, dependendo do caso”, disse ela.

Tuane Costa. Foto: Reprodução.

Questionada se existe problema em pintar o piso com tinta para parede ou vice-versa, a especialista afirma que não é o mais indicado a se fazer e deu dica de como escolher. “Não é indicado, na hora da escolha da tinta é fundamental entender a especificação técnica e local de aplicação, tinta de piso no piso, tinta de parede na parede. Utilizar a tinta correta evita problemas de reparo precoce na pintura e dá mais beleza às superfícies pintadas”, explicou. 

Durabilidade e resistência são dois fatores que devem ser levado em conta. Foto: Reprodução.

Sobre a durabilidade das tintas de piso, Tuane fala sobre as opções. “A durabilidade é relativa, proporcional o fluxo e tipo de uso, existem uma infinidade de locais que podem receber pintura no piso, como: comercial, residencial, calçadas, quadras e até áreas molhadas. 

Existem algumas opções de tinta: Acrílica e Epóxi, são as mais usuais”, falou.

E seguiu: “A acrílica é à base de resina acrílica, diluída em água e mais indicada para contrapiso e cimento. Já a tinta para piso epóxi é de resina espessa. Mais durável, mais resistente à umidade e atritos, essa opção é indicada para pisos cerâmicos. Em média a pintura precisa ser retocada em 2 anos, mas é relativo”, finalizou.

Se você quiser aproveitar as dicas para mudar o ambiente da sua casa, a diCasa pode te ajudar nessa missão:

Foto: diCasa.