/

Nath Finanças provoca corrida aos bancos após ensinar a pedir reembolso e zerar tarifas; saiba

Um post no Twitter da influenciadora digital e especialista em finanças pessoais Nathalia Rodrigues, conhecida como Nath Finanças, provocou uma corrida aos bancos. A empresária fez uma thread para ensinar aos seguidores como se livrar de todas as tarifas da conta corrente e pedir reembolso das que já foram pagas. Em poucas horas, o post publicado no dia 1º de junho já havia viralizado. Nesta terça-feira (6), a publicação já somava mais de 10 milhões de visualizações e 9,6 mil compartilhamentos. 

O resultado da proporção que isso tomou foram diversas respostas de seguidores mostrando que seguiram o passo a passo e obtiveram retornos.

Na postagem, Nath explica que, segundo a Resolução 3.919 do Banco Central, “todo banco DEVE te oferecer uma conta corrente gratuita para pessoas físicas (PF) para realizarem saques, transferências etc”, diz no tweet. Essa resolução proíbe que as instituições cobrem pelos serviços essenciais, como depósitos à vista, fornecimento de cartão, realização de saques, fornecimento de extrato e compensação de cheques.

Na mesma publicação, a administradora mostra o passo a passo de como fazer a mudança do tipo de conta para excluir a cobrança de tarifas em algumas instituições financeiras, incluindo aplicativo do banco, chat ou presencialmente. Em seguida ela explica que, se o banco não ofereceu o pacote gratuito no ato da abertura de contas, o cliente pode pedir estorno. “Agora vamos para a parte principal da thread: Nath, não sabia desse pacote o banco NUNCA me ofereceu, posso pedir reembolso? SIMMM”, diz. 

“Como você vai fazer: vai entrar em contato pelo chat ou ligando para o banco, avisa que você não sabia desse pacote e o mesmo NUNCA te ofereceu e que você gostaria do reembolso de todos esses meses ou pelo menos 6 meses que estava pagando tarifa bancária sem necessidade”, continua. “Diz que se não for resolvido, vai entrar em contato com o BACEN e contar que não foi oferecido esse pacote mesmo você como cliente se encaixando no perfil”, conclui.