Nesta segunda-feira, 26, a Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço – EUA) irá lançar a sonda espacial Dart, que tem o tamanho de uma geladeira, contra o asteroide Dimorphos.
A missão, que já dura dez meses, terá seu grande momento a partir das 20hs de hoje e o impacto será transmitido ao vivo pela agência norte-americana.
A ação é um teste de defesa planetária, que busca saber se o planeta conseguiria desviar um possível asteroide que estivesse perigosamente em direção à Terra. Tom Statler, cientista-chefe dessa missão financiada pela Nasa, falou sobre o objetivo utilizando uma frase do cinema: “Não podemos deixar uma pedra do espaço nos mergulhar de volta à Idade da Pedra.”, afirmou.
A nave, avaliada em US$ 300 milhões (R$ 1,5 bi), tem impacto previsto para, aproximadamente, 20h18 de hoje. A missão, considerada suicida uma vez que não restará nada da nave, não deve deixar mais que uma “cicatriz” (uma cratera) no asteroide. E, assim, caso tudo corra como o planejado, ele será empurrado, mudando de trajetória.
ASSISTA AO TESTE ATRAVÉS DA NASA: