Por dois dias seguidos, nesta segunda-feira, 18, e terça, 19, o belenense acordou com um clima nada típico da nossa região. A neblina fez quem estava ainda tonto de sono se perguntar: “eu tô mesmo em Belém?”
O fenômeno que tomou conta da cidade nas primeiras horas do dia rendeu muitas fotos, vídeos e até uma vontade de tirar o casaquinho do armário.
Claro que o “clima da montanha” não durou muito tempo, mas ficou o suficiente para despertar a dúvida: como isso acontece?
O BT conversou com a bacharel em meteorologia pela UFPA, e mestranda em clima e ambiente pelo INPA da Universidade do Estado do Amazonas, em Manaus, Edilane Negrão, que explicou um pouco do que acontece:
Edilane explicou que o fenômeno atmosférico acontece pela umidade gerada pelas chuvas que vem acontecendo dia sim outro também em Belém: “A grande quantidade de umidade, devido principalmente às chuvas que ocorreram nos últimos dia, combinado com a queda de temperatura (ou temperaturas mais baixas) próximo à superfície e ventos fracos, contribui para a formação da neblina. Ocorre nos primeiros horários da manhã e se dissipa em virtude da radiação solar incidente”, contou.
E você? Viu nosso momento de “introdução do filme Crepúsculo” de onde?