/

Neve foi registrada pela primeira vez na Arábia Saudita; veja o vídeo

Com a quantidade de gelo, algumas áreas montanhosas também ficaram cobertas, criando uma paisagem totalmente inesperada para o deserto

Reprodução/ X / @bbbrezenski

No domingo (3), as dunas da cidade de Al-Jawf, no deserto de Al-Nafūd, na Arábia Saudita, foram cobertas por neve, um fenômeno inédito na região. Imagens registradas por moradores e visitantes mostram a areia dourada tradicionalmente seca do deserto tomada por flocos de neve que ainda se acumulavam na superfície. Desde o dia 30, a região é atingida por uma intensa tempestade de granizo, segundo a Saudi Press Agency. Com a quantidade de gelo, algumas áreas montanhosas também ficaram cobertas, criando uma paisagem totalmente inesperada para o deserto. Veja o vídeo:

O deserto de Al-Nafūd, que frequentemente registra temperaturas de até 55°C, raramente apresenta formações de gelo. O departamento meteorológico da Arábia Saudita emitiu alertas para tempestades e ventos fortes para os próximos dias. Apesar de esta ser a primeira ocorrência de neve no local, o Centro Nacional de Meteorologia (NCM, na sigla em inglês) dos Emirados Árabes Unidos já havia emitido alertas para chuvas intensas, tempestades e granizo em regiões próximas no dia 14 de outubro.

POR QUE ESSE PADRÃO CLIMÁTICO?

Meteorologistas explicam que esses padrões climáticos fora do comum são causados pela expansão de sistemas de baixa pressão no Mar Arábico, que se deslocam em direção a Omã. Em 10 de outubro, os Emirados Árabes Unidos também emitiram alertas semelhantes, recomendando precauções aos moradores diante das chuvas e tempestades previstas.