/

Nova espécie de sucuri-verde vista na Amazônia pode ser a maior do mundo

(Foto: reprodução redes sociais)

Uma nova espécie de sucuri-verde pode ter sido descoberta na Amazônia. O cientista e apresentador de TV Freek Vonk entrou em um rio e nadou ao lado de uma cobra gigante, de 8 metros de comprimento e com mais de 200 quilos.

Até a descoberta, os cientistas acreditavam que havia uma só espécie de sucuri, comumente encontrada na América do Sul. Mas a Eunectes murinus agora ganhou uma nova parente: a Eunectes akayima, que vive ao norte, nas áreas de floresta tropical de países como Venezuela, Suriname e Guiana Francesa

A nova espécie foi registrada em um vídeo do cientista da Universidade de Amsterdam. Ele nada ao lado da sucuri-verde e diz que o tamanho da cabeça da cobra é comparável com o da sua. E explica o nome escolhido para a nova espécie: “‘Akayima’ vem de diversas línguas indígenas do norte da América do Sul e significa ‘grande cobra’”, diz.

Assista o vídeo:

“Hoje, com outros 14 cientistas de nove países, descrevi uma nova espécie de cobra da Amazônia, que pode ser a maior do mundo. E não é qualquer uma, trata-se de uma serpente gigante, descobrimos que a maior espécie de cobra do mundo, a anaconda-verde, como todos a conhecemos pelos filmes e por todas as histórias sobre cobras gigantes, é, na verdade, duas espécies diferentes!”, postou o holandês no Instagram.