//

Nova urna eletrônica. Saiba 3 novidades para as eleições

O Pará é o principal estado em número de eleitores do norte do país, segundo o Tribunal Regional do Pará (TRE). Com as eleições de 2022 cada vez mais perto, a preocupação é evitar a propagação de notícias falsas e aproximar as pessoas do processo eleitoral. 

“Nós juntos, [TRE e imprensa] iremos chamar a sociedade para que ela possa ter esse grande desafio do combate a desinformação precisamos criar canais onde possamos dispor a informação correta e verdadeira para que a sociedade defina quem é sua candidata ou candidato de sua preferência por ela acreditar nas políticas públicas propostas por ele ou ela. A imprensa é a grande aliada.” Afirmou a presidente do TRE-PA, desembargadora Luzia Nadja Guimarães.

A presidirente do TRE-PA, desembargadora Luzia Nadja Guimarães em coletiva concedada a imprensa. Foto: reprodução

Em reunião com a imprensa, o TRE informou as mudanças que acontecerão nas eleições deste ano não apenas na região norte, como em todo o Brasil. O BT fez uma lista com as novidades.

1 – HORÁRIO DE ATENDIMENTO ESTENDIDO

É muito importante lembrar que o prazo para tirar o título ou regularizar qualquer pendência vai até 4 de maio. 

Para fazer isso, você não precisa nem ir a nenhum local presencial, basta acessar o site do TRE-PA clicando aqui

Na última semana do prazo, o horário de atendimento do Tribunal vai ter duas horas a mais, será das 8h às 15h. Nos últimos três dias, o atendimento será até às 17h em todos os pontos de atendimento, já que a procura será provavelmente maior.

Deu 17 horas e eu não fui atendido, e agora? Caso dê 17 horas, e ainda tenham pessoas presentes, o serviço é  encerrado, e todos no local que não foram atendidos recebem senhas para retornar com horário marcado ao Tribunal em até 10 dias.

“Muitos outros órgãos distribuem um número limitado de senhas. Mas aqui iremos atender todos que nos procurarem, como sempre fizemos. A diferença é que não vamos deixar o eleitor esperando”, disse Felipe Brito, diretor-geral do TRE-PA durante a coletiva.

2 – NOVAS URNAS ELETRÔNICAS

Um novo modelo de urna eletrônica vai estar disponível nestas eleições. Das unidades de urnas que estão no estado do Pará, um total de 23.876, cerca de 18 mil serão utilizadas nas eleições, e metade delas já  são do novo modelo. Entretanto, as urnas de 2015, que vão permanecer em uso, serão atualizadas com as novas configurações.  

A urna eletrônica modelo 2020 tem uma tela maior e um processador dezoito vezes mais rápido, com o objetivo de acelerar o resultado das eleições. A nova urna também tem menos custos de conservação já que a nova bateria não precisa ser recarregada 

O  terminal que fica com os mesários, agora é totalmente de tela sensível ao toque.

Gradualmente a mudança será feita para substituir o modelo antigo 

Novo modelo de urna eletrônica 2020

3 – ACESSIBILIDADE 

Ainda sobre a urna, o novo modelo também terá mais acessibilidade já que agora terá tradução em libras descrevendo tudo da tela e também descrição em áudio para pessoas com deficiência visual. Na descrição auditiva, também será dito o nome do candidato que está na tela após a digitação do número, coisa que não acontecia anteriormente.

Tanto os modelos novos quanto os mais antigos vão contar com a mesma configuração. 

Lembrando que em caso de deficientes visuais, que precisam do fone de ouvido para a descrição em áudio, é necessário informar as TRE, também até 4 de maio.

Nova configuração com libras e descrição auditiva. Todos as urnas terão o recurso

O primeiro turno das eleições acontece no dia 2 de outubro e segundo turno no dia 30 de outubro.