//

Nove pessoas são encontradas mortas na Bahia; três são crianças 

Nove pessoas foram encontradas mortas em duas residências, na manhã desta segunda-feira (28), na Região Metropolitana de Salvador, no município de Mata de São João, na Bahia. Entre as vítimas, três são crianças e sete corpos foram encontrados carbonizados. A Polícia Civil já está à frente do caso e segue investigando os envolvidos no crime.

De acordo com a Polícia Militar, dois corpos de mulheres foram encontrados em uma das casas, com ferimentos de tiros, e os outros sete, carbonizados, estavam no outro imóvel, inclusive as crianças. Um adolescente foi resgatado com queimaduras graves da mesma casa onde as pessoas foram achadas carbonizadas. 

Um dos peritos que trabalhou no caso, identificado como Tiago Silva, afirmou que é possível dizer que uma das pessoas, do sexo masculino, foi morta antes de ser incendiada. Os profissionais não conseguiram confirmar a situação das outras pessoas queimadas, por causa do estado dos corpos.

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) não divulgou nomes e idades das vítimas nem informações sobre a motivação das mortes. O órgão determinou o reforço do policiamento na região. Uma das hipóteses é de que tenha acontecido uma chacina.

O município de Mata de São João é conhecido pela violência. No Mapa da Violência de 2016, a cidade liderou o ranking de cidades com maior número de mortes por armas de fogo no País. Além disso, no Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgado este ano, com dados de 2022, a Bahia ficou em segundo lugar entre os estados com maior taxa de homicídio.