O governador Helder Barbalho (MDB) anunciou que o Governo do Estado já está articulando com prefeituras, sociedade civil e segmentos da economia, a realização de mutirão de incentivo à vacinação contra a covid-19 em todos os municípios, como forma de evitar que o sistema de saúde volte a ser pressionado em decorrência do aumento de casos da doença, envolvendo principalmente pessoas não vacinadas.
Novas estratégias de combate à doença foram definidas em reunião do governador com o Comitê Técnico e Científico em Belém. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), Secretaria de Comunicação (Secom), Secretaria da Fazenda (Sefa), Casa Civil e Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
Dentre as principais definições, o Comitê vai publicar um novo decreto estadual com maiores restrições ao acesso de pessoas não vacinadas aos estabelecimentos públicos e privados, a fim de evitar a contaminação e a proliferação do novo coronavírus.